top of page

Programação do XV FIMUS e 8º FIMUS Jazz é aberta no Teatro Municipal

Ascom FIMUS

13 de jul. de 2024

Na noite desta sexta-feira (12) aconteceu a abertura do XV FIMUS e 8º FIMUS Jazz com a sessão especial da Câmara Municipal em homenagem aos 15 anos do curso de música da Universidade Federal da Paraíba e 15 anos do FIMUS. A Moção de Aplauso recebida pelos homenageados foi uma propositura da vereadora Jô Oliveira. Estavam presentes artistas, agentes políticos, representantes da UFCG e o público em geral.


Entre os convidados estava o Secretário do Estado da Cultura, Pedro Santos, que falou sobre a importância do Festival de Música para a Paraíba, sobretudo no que concerne à formação de novos artistas por meio das atividades do evento. “O Festival oferece para Campina Grande uma oportunidade a mais, não só de apreciar espetáculos como a gente viu hoje, mas também de participar. Tem workshops, tem master classes. Há um envolvimento da comunidade. O Prima que é o programa que o governo do Estado mantém através da Secretaria de Cultura está dentro do Festival. Então realmente, é um festival que impacta na cidade e a gente celebra”, comentou o secretário.


 

Foto: Marcos V. Cacho

Após a cerimônia de homenagens aconteceu a apresentação do Coro do FIMUS e da Orquestra Sinfônica da UFPB, com a participação dos solistas Alzeny Nelo, Willian Pereira, e dos pianistas Regiane Yamaguchi e Eudes Rocha. Os artistas apresentaram a cantata cênica Carmina Burana, do compositor alemão Carl Orff. A obra de 1937 encantou os campinenses que aplaudiram de pé os músicos.


Ao longo desses 15 anos o FIMUS tem contribuído para a formação de plateia em Campina Grande e em outros municípios do Estado. Ednaneide Lopes, dona de casa, reside na cidade e veio prestigiar pela primeira vez o evento. “Esse tipo de apresentação eu só tinha visto na televisão, aí eu tive vontade de vir e achei a apresentação dessa noite maravilhosa”, relatou Ednaneide.


Quem também gostou foi a jovem Sophia Pessoa, estudante universitária: “Achei a apresentação de hoje muito bonita, remeteu a uma obra clássica. Foi muito bem preparada, muita dedicação por parte dos artistas e foi uma obra muito bem feita”. Já Ívis Morais é natural de Recife, mas reside em Campina Grande há 3 anos. O professor de educação física gosta de música clássica e veio prestigiar o FIMUS pela primeira vez. “Eu fiquei surpreso com a qualidade do evento e dos músicos”, disse Ívis.


Este ano o FIMUS realiza uma edição especial e comemora o centenário de Zabé da Loca. Para Carlos Alan Peres, diretor geral do evento, celebrar essa data jubilar “é a prova de que o FIMUS é um festival solidificado, é um festival estável, cuja filosofia e projeto de trabalho estão dando certo”.


A programação do XV FIMUS e 8º FIMUS Jazz segue até o dia 21 de agosto e está disponível no site fimus.art.br e no Instagram @fimuscg. A entrada é gratuita, porém os ingressos para os recitais no Teatro Municipal devem ser retirados em sympla.com.br. A apresentação de abertura na íntegra está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=scWreR_zJ2U


Ascom FIMUS: Hermano Junior (Reportagem), Marcos V. Cacho (Fotografia)

bottom of page