19/4, 19h
Departamento
de Cultura e Arte da Universidade de Aveiro
20/4, 16h
Auditório do Instituto Estudos Superiores
de FAFE
21/4, 18h
Instituto
Pernambuco
Porto
22/4, 18h30
ECHS - UTAD
Universidade
de Trás-os-Montes
23/4, 21h
Fundação
INATEL
Porto
SOBRE
O IX FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO E ARTES PERFORMATIVAS e o III EuroFIMUS, extensão europeia do Festival Internacional de Música de Campina Grande, na semana de 19 a 23 de abril do corrente ano, levam a cabo um ciclo de quatro palestras-concerto em Portugal, nomeadamente na Universidade de Aveiro, no Instituto de Estudos Superiores de Fafe, no Instituto Pernambuco Porto, na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro e na Fundação INATEL.
Ao longo desta temporada, duas facetas da música produzida no Brasil dialogam. De um lado, ouviremos a Nova Música Armorial produzida por Danilo Guanais (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e interpretada pelo trio formado por Vladimir Silva (Tenor – Universidade Federal de Campina Grande), Ana Carolina Petrus (Violino – Instituto Federal da Paraíba – Universidade de Aveiro) e Vinicius de Lucena (Violão – Instituto Federal da Paraíba – Universidade de Aveiro). Por outro lado, o Grupo de Choro de Aveiro, composto por investigadores brasileiros em formação avançada na Universidade de Aveiro, apresenta um recital com repertório seleto e variado, na semana em que se celebram os 125 anos de nascimento de Pixinguinha e também se comemora o Dia Nacional do Choro, no Brasil.
Esta colaboração é possível por conta do esforço entre diversas instituições do Brasil e de Portugal. Por esta razão, nossos agradecimentos à Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, e demais instituições que acolhem este ciclo, as quais são alavancadas por importantes apoios (DGARTES – Direção Geral das Artes; FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia; INET-md (Instituto de Etnomusicologia: Centro de Estudos de Música e Dança) e parcerias interinstitucionais no domínio da programação, produção e difusão cultural e artística, nomeadamente no que se refere à parceria entre a MUNDIS – Associação Cívica de Formação e Cultura e a AFFINS Produções.
O FIMUS e o FITAP são festivais do mundo lusófono, motivo pelo qual o IX FITAP leva a cabo 45 actividades artístico-culturais em todos os países da CPLP.
Sejam todos (as) bem-vindos (as)!