top of page

Quarteto Alamiré encerra programação continuada do XVI FIMUS

Ascom FIMUS

27 de nov. de 2025

O concerto acontece no próximo dia 30 no novembro no Teatro Municipal Severino Cabral

Este ano o Festival Internacional de Música de Campina Grande estendeu sua programação de julho até novembro com apresentações em diferentes espaços da cidade. Para encerrar as atividades do XVI FIMUS e a 9ª edição do FIMUS Jazz, o grupo instrumental Alamiré apresenta o concerto “A Pesar Com Tudo”, no Teatro Municipal Severino Cabral, às 20h.


Nesta apresentação o grupo propõe ao público uma experiência musical que combina raízes e inovação, promovendo a riqueza da música instrumental nordestina dentro de um contexto global. Na junção de composições autorais, criações inéditas e releituras de nomes como Cátia de França e Chiquinha Gonzaga, o grupo celebra a força criativa de mulheres na música brasileira e reafirma a importância da diversidade de vozes e estéticas no repertório instrumental. A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser retirados em sympla.com.br/produtor/affins.


O Quarteto Alamiré existe desde 2029 e é composto por: Uaná Barreto (piano e synths), Rudá Barreto (guitarra e violão), Ilder Santos (contrabaixo) e Saulo Soares (bateria), músicos atuantes na cena independente da Paraíba. Com fortes influências das tradições mineira, nordestina e africana, eles desenvolvem uma linguagem própria, marcada por texturas harmônicas e rítmicas refinadas, construídas a partir do diálogo e do contraponto entre os instrumentos — todos com espaço para o protagonismo e a escuta mútua. Juntos, exploram uma sonoridade que transita entre a música de câmara contemporânea e a liberdade criativa das improvisações coletivas.


Ao longo de sua trajetória, o Alamiré integrou importantes programações culturais no estado, como o projeto Intervalos Instrumentais, promovido pelo SESC, e a primeira edição do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, em João Pessoa. Em 2025 o quarteto participa do FIMUS, o que representa não apenas uma oportunidade de difusão da obra do grupo, mas também um gesto simbólico: artistas paraibanos ocupando com potência e originalidade um espaço de visibilidade e intercâmbio cultural em sua própria terra. O projeto contribui, assim, para o fortalecimento da cena local e regional, ao mesmo tempo em que amplia os horizontes da música instrumental brasileira, oferecendo ao público uma escuta envolvente, plural e profundamente conectada com o tempo presente.


O grupo paraibano encerra a programação do XVI FIMUS e a 9ª edição do FIMUS Jazz que, ao longo do ano, promoveu mais de 30 apresentações de diferentes solistas, grupos vocais e instrumentais, do Brasil e do exterior, nas Séries Jovens Talentos, Master, Músicas do Mundo e Música Para Todos. O FIMUS é uma realização da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e Affins Produções. O festival teve o fomento do Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas 2023. Mais informações podem ser acessadas em fimus.art.br ou @fimuscg, no Instagram.

Asset 3.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

AFFINS PRODUÇÕES

 

Rua Otacilio Nepomuceno, 100 A
Caixa Postal C004
CEP: 58.410-160


Campina Grande - PB.

CEP 58.431-000.

fimuscg@gmail.com

REALIZAÇÃO

chancela funarte_4x.png

Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023

APOIO

Asset 1_4x.png
memuspb.png
tv paraiba.png
abem
anppom.png
rede ita.png
cnn.png
ru ufcg.png
1HgermsGLNEEHH2ogRJ2qK4QtKA002nj2=k.png

UFPB

ccta.png
ifpbcg (2).png
pennstate.png
syracuse.png
estonian.png
uofm-logo.png
prima.png
GOV PB.png
bottom of page