top of page

Sessão Especial da Câmara Municipal marca abertura do XV FIMUS e 8º FIMUS Jazz

Ascom FIMUS

27 de jun. de 2024

A cerimônia vai contar com uma Moção de Aplauso, em homenagem ao Festival de Internacional de Música de Campina Grande, seguida da abertura da programação com apresentações artísticas.

Para celebrar os 15 anos do Festival Internacional de Música de Campina Grande, a Câmara Municipal realizará, no dia 12 de julho, às 19h, uma Sessão Especial alusiva à abertura do FIMUS. A cerimônia acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral, com entrada gratuita. A sessão vai reunir os idealizadores e diretores do FIMUS, vereadores, participantes do festival e o público em geral para esse momento de homenagem ao evento.


A proposta de prestar uma homenagem ao Festival veio da vereadora Jô Oliveira, que reconhece a importância do evento para Campina Grande. A parlamentar ressalta a contribuição do FIMUS no desenvolvimento econômico e cultural da cidade. “Essa sessão alusiva aos 15 anos do Festival Internacional de Música de Campina Grande coloca em evidência esse lugar da produção acadêmica articulada com a arte e cultura do município. Fala também sobre as nossas experiências em festivais, acima de tudo desse lugar que Campina Grande ocupa na produção de saberes. Coloca de forma articulada não só aquilo que é produzido na academia, mas também aquilo que é produzido de modo geral pelas pessoas da nossa cidade. E o FIMUS faz justamente isso junto a outros países, outras regiões e coloca Campina em um lugar de extrema relevância”, explicou Jô. 


Além da sessão especial comemorativa na noite do dia 12 de julho haverá também a realização de concertos abrindo a programação do evento, com as apresentações da cantata Carmina Burana, de Carl Orff, com a participação da soprano Alzeny Nelo, do barítono Willian Pereira, do Coro do FIMUS e da Orquestra Sinfônica da UFPB.


O Festival Internacional de Música foi idealizado pelos professores Carlos Alan Peres da Silva e Vladimir Alexandro Pereira Silva e teve sua primeira edição em 2010. Em 2016, devido ao sucesso da passagem de alguns artistas de jazz que estiveram no evento, foi criado o FIMUS Jazz, como mais uma expansão do festival, com apresentações desse gênero musical em Campina Grande. Além disso, a programação do FIMUS também tem sido realizada em outras cidades, a exemplo de Patos, Sousa, Remígio, Uirauna e Pocinhos, ampliando ainda mais o número de espectadores.


Ao longo desses quinze anos, o FIMUS tem contribuído para a formação artística de inúmeros estudantes e músicos que passam pelo evento, além de um trabalho desenvolvido ao longo desse tempo para a formação de plateias interessadas em música erudita e popular que frequentam os concertos, cursos e oficinas realizados pelo festival. Para esta edição comemorativa, o festival vem com algumas novidades como a programação dividida em séries: “Master”, com apresentações no Teatro Municipal; “Jovens Talentos”, com concertos na UFCG e Mosteiro Santa Clara; “Música para Todos”, com apresentações em algumas instituições sociais e de saúde da cidade; e “Músicas do Mundo”, com uma programação pensada para a área de eventos do Açude Novo.


O Festival Internacional de Música de Campina Grande acontecerá de 12 a 21 de julho com uma programação gratuita de concertos, atividades pedagógicas e ações sociais. O FIMUS é uma realização do Parque Tecnológico da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e Affins Produções. Este ano os eventos são fomentados pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas em www.fimus.art.br e no Instagram @fimuscg.

bottom of page